0 Estado moderno.
DAYANE COSTA
MARISTELA LUIZ
LAVOISIER QUERINO
TRABALHO DE HISTÓRIA – 0 ESTADO MODERNO.
PROFESSOR: VALDIR.
GUARABIRA,
MARÇO DE 2013.
1. Origem do Estado:
O Estado surgiu no inicio da idade moderna no século XVI-XVII, os primeiros estados foram Inglaterra, Espanha e Portugal.
2.2. Conceito de Estado:
“Conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação, país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado”.
Segundo o jurista italiano Norberto Bobbio.
2. O Estado Moderno
O Estado Moderno surgiu na Europa na segunda metade do século XV, Devido às transformações econômicas, politicas e sociais que fez nascer uma necessidade de adequação a essas mudanças a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e na Itália onde surgiu a primeira hipótese de uma formação de Estados modernos. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos. Os Estados Modernos fundam-se na força. Baseados na Soberania do Estado que não permite que sua autoridade dependa de outra.
3. O Estado Absolutista
O absolutismo é a primeira forma de Estado moderno. A formação desses estados causou conflitos devido a sua nova visão Politica e poder centralizador em apenas uma pessoa, o rei. Independente da igreja católica. O absolutismo tinha uma forma de governo autoritário essa forma de governo gerou muitos conflitos. Foi no absolutismo onde começou a divisão entre publico e privado, foi o responsável pelas medidas econômicas e políticas que permanecem até hoje.
4. O Estado Liberal
A revolução da burguesia transformou a sociedade feudal na Europa que fez nascer à necessidade de um novo governo. O Estado absolutista foi substituído pelo liberal, porém algumas características foram mantidas. O mesmo é