Historia igreja adventista
Foi fundada oficialmente em 1863, 21 anos após o Movimento Millerita (evento ocorrido no ano de 1844). Hoje está entre as principais denominações religiosas do mundo, estando presente em quase todas as nações do globo.
O termo "adventista" refere-se à crença no advento da volta profetizada de Cristo à Terra em 1844, ou seja, na segunda vinda de Jesus. O termo "sétimo dia" é uma referência à crença do sétimo dia da semana como sendo o dia da semana que Deus estabeleceu para o descanso físico e espiritual do homem – no Adventismo não guardar esse dia compromete a soteriologia, ou seja, não tem salvação sem a guarda do sábado!
Embora o nome "Adventista do Sétimo Dia" tenha sido escolhido em 1860, a denominação oficialmente foi organizada em 21 de maio de 1863, quando o movimento já se compunha de cerca de 125 igrejas e 3.500 membros – esses membros oriundos dos crentes na falsa profecia de Miller da volta literal de Cristo à Terra.
William Miller, um agricultor, converteu-se à Igreja Batista e começou a estudar intensamente a Bíblia. Utilizando uma Bíblia e um material de estudo de textos bíblicos conhecido como Concordância de Cruden, concluiu que o Santuário descrito na profecia de Daniel 8:14 referia-se à Terra e a purificação do mesmo ao retorno de Jesus. Fazendo uso de um método de interpretação de profecias bíblicas conhecido como princípio dia-ano, concluiu que as "2300 tardes e manhãs" referidas, iniciavam-se em 457 a.C e se cumpriam entre março de 1843 e março de 1844. Como o fato não ocorreu (a volta de Jesus), o movimento tornou-se desacreditado e até hoje esse fato é vergonha para a Igreja Adventista.
Samuel S. Snow, ministro protestante milerita, concluiu que a purificação do santuário descrita na profecia ocorreria de acordo com o calendário judaico dos caraítas em 22 de outubro de 1844. Isso deu vida nova ao engodo, mas também nada aconteceu nesse dia – todavia aqui surgi outro personagem para transformar