marx
Trabalho de sociologia 3° trimestre
Aluno: Wellington renan da silva
Como surgiu o estado moderno
O estado absulutista.
Estado liberal.
Estado neoliberal.
Estados nacionais no século XX.
O poder e o estado
Teorias Sociológicas sobre o estado com: Karl Marx, Emile Durkhei, Max Weber.
Democracia e representação dos politica.
Democracia no Brasil
Como Surgiu o Estado Moderno O estado moderno surgiu na segunda metade do século XV, a partir da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos,Nicolau Maquiavel, que no início de 1500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força. Entre as características do estado moderno estão:
Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.
Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão daburguesia, no século XVII.
As transformações que ocorreram no século XIV, XV e XVI, com o advento do capitalismo mercantil e a superação do modo de produção feudal, ocasionou a redefinição do estado. Foram profundas mudanças nessa nova sociedade, e o estado precisou se tornar forte e centralizado. Surgiu inicialmente, o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal, depois Os Estados Nacionais no século XX e adiante o chamado Estado Neoliberal.
O Estado absolutista O Antigo Regime, típico da Idade Moderna, compõe-se dos seguintes elementos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado absolutista, intolerância religiosa e laicização cultural.
O absolutismo, com seu soberano autocrático, caracteriza esse conjunto e até mesmo o simboliza. Não se trata de um simples Estado de transição entre o Estado feudal e o Estado burguês emergente da Revolução Francesa do século XVIII. Devemos compreender o Estado