Poder, politica e estado
4
Poder, política e Estado
Os atos políticos e as ações do Estado fazem parte de nossa vida. É atuando politicamente que entendemos e assumimos nosso papel na sociedade.
Museu Britânico, Londres, Inglaterra/Erich Lessing/Album/Latin Stock
Nem senhores feudais, nem servos: banqueiros emprestam dinheiro a seus clientes. Iluminura italiana do final do século XIV.
10
Capítulo
Como surgiu o Estado moderno
No período medieval, o poder estava nas mãos dos senhores feudais, que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade.
O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa.
A partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração: das Forças Armadas e do monopólio da violência; da estrutura jurídica; da cobrança de impostos; de um corpo burocrático para administrar o patrimônio público.
A centralização desses poderes e instituições caracteriza o Estado moderno.
10
Capítulo
Como surgiu o Estado moderno
O Estado absolutista
O Estado absolutista, surgido no contexto da expansão do mercantilismo, teve seu ponto alto na França, no governo de Luís XIV (1638-1715).
O Estado assumia o controle das atividades econômicas, a responsabilidade de centralizar e praticar a justiça e de cuidar do contingente militar. Para financiar essas atividades, foram criados os impostos gerais.
10
Capítulo
Como surgiu o Estado moderno
Luís XIV, o Rei Sol, em pintura de Hyacinthe
Rigaud, 1701. Seu reinado foi um dos mais centralizadores que a Europa conheceu.
Châteaux de Versailles et de Trianon, Versailles, França
O absolutismo colocou frente a frente os interesses da nobreza e do clero e os interesses da burguesia, a classe social em ascensão naquela época.
10
Capítulo
Como surgiu o Estado moderno
10
Capítulo
Como surgiu o Estado moderno
O Estado liberal
O