como se faz uma tese
Ciência Política – 1º período.
I – CIÊNCIA POLÍTICA
I – CONCEITO
Do pondo de vista Etimológico - A palavra polis (cidade), ou tudo o que se refere à ela (objetos urbanos, públicos), é oriunda da palavra grega politikós. Portanto, o vocábulo Política passou a ser usado como referência a tudo que se relaciona a polis, mais precisamente ao Estado.
Do ponto de vista Científico - A Ciência Política se traduz no conjunto de
técnicas
e
moldes
que
permitem
organizar
o
conhecimento sobre uma estrutura social.
Do ponto de vista Político - A Ciência Política é uma atividade ideológica destinada à soberania, pela tomada de decisões por um representante de determinado grupo de pessoas, de modo a alcançar objetivos para o bem comum do povo. (art. 14 CF).
Do ponto de vista Epistemológico - É possível distinguir a Ciência
Política, que pertence às ciências sociais (estudam os fenômenos culturais e sociais), com os demais ramos do conhecimento, como: as ciências exatas (matemática), as ciências naturais (geologia), as ciências biológicas (biologia), etc.
Pode-se afirmar que a Ciência Política é uma ciência social que se dedica ao estudo da atividade política como um fenômeno mundial
e necessário. Esta disciplina também se encarrega de desenvolver as teorias do Estado e as principais formas de organizações sociais.
De acordo com estudos sobre a história política, a Ciência Política sempre existiu, porém, há que observar que sua elevação como um ramo do conhecimento, surgiu no séc. XVI, com o trabalho do historiador, poeta, diplomata e músico italiano renascentista
Nicolau Maquiavel (Florença, 1469-1527), que ficou reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna.
O pensamento moderno da Ciência Política se consolidou a partir do século XIX, na altura em que as revoluções liberais e o desenvolvimento industrial propiciaram grandes mudanças sociais, as quais