O ORÇAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
O ORÇAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E
CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
LEONARDO BORGES ZAMBONI
Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de
Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de
Ciências Econômicas da UFRGS – Universidade
Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Prof. Msc Mario G. Rebollo
PORTO ALEGRE
2010 – 2º Semestre
2
O ORÇAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E
CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Leonardo Borges Zamboni¹
Resumo: Por diversos motivos, que são descritos ao longo do trabalho, muitas empresas brasileiras deixaram, e muitas ainda deixam, de pensar estrategicamente, preferindo adotar o casuísmo inteligente, dando ênfase às questões operacionais e negligenciando a atividade orçamentária, que decorre das estratégias. O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do orçamento empresarial como instrumento de planejamento e controle. Para essa análise fez-se necessária a revisão da literatura sobre o processo orçamentário, utilizando-se dos conceitos de planejamento, controle e orçamento empresarial.
Palavras-chave: orçamento, planejamento, controle.
1 INTRODUÇÃO
O que se evidencia em diversos estudos, pesquisas e relatos de empresários é que, em muitas empresas brasileiras a teoria do planejamento não está intimamente ligada à prática organizacional, embora a importância do planejamento seja amplamente divulgada.
Talvez a falta da prática de planejamento nas empresas brasileiras seja um problema cultural. Durante o período em que o Brasil percorreu por elevados índices inflacionários, planejar era um verbo difícil de conjugar. Naquela época, levava-se em conta que a inflação iria distorcer qualquer previsão. Como paliativos surgiram orçamentos em moeda forte (dólar) ou até mesmo com correção contínua. Entretanto, na atual situação do