como se faz uma tese
– 13ª Edição caminha em doisaspectos de grande relevância para o leitor que ingressa no pensamento científico, bem como também para o ingressado. Ao primeiro aspecto realiza uma exposição que leva à reflexão do modo de pensarbem como o da conduta ora materializada na segunda, que tange aos conteúdos práticos de como se elabora a pesquisa e a constrói.
De forma didática, em um primeiro momento considera a perspectiva doque é uma tese e qual sua utilidade. No que toca a primerira, a apresenta como trabalho científico elaborado por educandos do ensino superior, e ainda expõe a diferença de tese compilativa emdetrimento de tese de pesquisa, na qual a aquela está mais para a discussão teórica, conquanto e a outra à prática que visa a coleta de dados, a exemplo. Ao retomar a qual utilidade ela se vale,enfatiza a capacidade de ordenar dados e pensamentos baseados em métodos de trabalho à partir da própria experiência do autor/aluno. Na mesma fala, coloca que o aluno para toda produção é preciso terinteresse naquele tema, acesso às fontes, que elas sejam manejáveis e a criação de um quadro metodológico. No segundo capítulo o autor apresenta alguns tipos de teses que podem auxiliar a escolha dotema. Faz uma contraposição da tese mongráfica com a panorâmica e da tese teórica com a histórica na seguinte perspectiva:
Monográfica: O tema deve ser preciso, restrito ao que considera como ideal;Panorâmica: Este mais amplo, exige maior aplicação, o que pode ser mais arriscado;
Histórica: Busca reflexão naquilo que já foi pensado, o que possivelmente traz uma nova perspectiva;
Teórica:Nesta o problema abstrato é considerado, sendo ele ou não já objeto de reflexões anteriores.