Como se faz uma tese
Biografia
Umberto Eco nasceu na cidade italiana de Alexandria em janeiro de 1932. É escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófo italiano de fama além das fronteiras de seu país.. É titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Também lecionou por um tempo em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto.
Eco colaborou em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles, foi colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreve sobre diversos temas. É, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres" (“Não Espere se Livrar dos Livros”) juntamente com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière.
Introdução
O conteúdo da obra é direcionado tanto aos estudantes mais afortunados quanto aos mais pobres, todavia seu público-alvo é aquele que não recebeu orientações sobre como estudar da maneira mais adequada. Eco sugere duas coisas a serem feitas com os conhecimentos do livro: preparar uma tese digna mesmo que encontre-se em uma situação difícil; utilizar a ocasião da tese para haver a recuperação do sentido positivo e progressivo do estudo entendido como uma elaboraçãocrítica de uma experiência.
O objetivo do livro consiste sucintamente em: 1. O que se entende por tese; 2. Como escolher o tema e organizar o tempo de trabalho; 3. Como levar a cabo uma pesquisa bibliográfica; 4. Como dispor o material selecionado; 5. Como dispor a redação do trabalho.
O tipo de tese a ser apresentado é aquele usado nas faculdades de Ciências Humanas.
O livro elucida tanto as teses de licenciatura quanto as de doutorado, não sendo afetado pela reforma universitária que se discutia na época de sua publicação;
O livro é destinado a ambos os sexos. O fato da uitlização do autor de termos como “estudante,