Como montar um processo de recrutamento e seleção
Autora: Profª. Maria Amélia de Abreu - Especialista em Gestão Empresarial e Administração de Recursos Humanos
Recrutamento é o processo de atrair e captar candidatos, internos e externos, a partir da necessidade da mão de obra para um determinado cargo de uma área.
Sabe-se, de forma qualitativa que os tipos de recrutamento mais utilizado por pequena média e grandes empresas são: recrutamento interno, externo, misto ou online.
A escolha do tipo de recrutamento a ser aplicado, está relacionada com os critérios, a saber: tempo, custo, orçamento disponível, cargos à serem preenchidos, situação do mercado, concorrência, qualidade da mão de obra existente na empresa e no mercado e principalmente, com a politica da empresa. Algumas organizações priorizam inicialmente o recrutamento interno por disporem de um plano de carreira e de planejamento de recursos humanos. Na inexistência de candidatos internos aptos, promovem então, a captura externa. Já o recrutamento misto normalmente ocorre quando a prioridade é o preenchimento da vaga, então ele acontece de forma concomitante.
O processo de atração de candidatos discorre com a divulgação da vaga que depende do tipo de recrutamento escolhido. Caso a opção seja para o recrutamento interno as fontes de divulgação poderão ser: comunicado pela intranet e cartazes em zonas de aviso da empresa.
Como fonte do recrutamento externo pode-se escolher: anúncios de emprego em jornais, revistas ou rádios; agencias de recrutamento, recomendações de funcionários, escolas e universidades, sindicatos e associações, arquivo de antigos candidatos ou ainda, contatos com outras organizações.
Em se tratando de cargos executivos os headhunters, ou seja, os caçadores de talentos ganham espaço, mesmo sendo esta, uma fonte de custo elevado. Nos contextos citados, se faz necessário ponderar o publico alvo, para escolha mais adequada da fonte a ser escolhida.
É importante