Engenheiro
VIBRATÓRIOS UTILIZANDO UMA PLACA NI EM UMA
PLATAFORMA LABVIEW.
RESUMO:
1.INTRODUÇÃO:
Recentemente, um grande número de estudos estão em desenvolvimento em relação ao processo de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis bem como o aproveitamento da energia gerada por atividades e movimentos naturais. Dentre as diversas fontes de energia natural, temos as fontes por energia de vibração que com o uso de transdutores adequados pode ser capturada e armazenada (material piezelétrico ou eletromagnético). A técnica de aquisição e armazenamento de energia devido a fenômenos naturais é chamada de Power Harvesting.
Neste sentido, os materiais piezelétricos vêm ganhando uma grande importância principalmente na sua capacidade de atuar tanto como sensor ou atuador, isto é, ser polarizado quando sofrer deformação e sofrer deformação quando for polarizado.
Contudo, neste trabalho utilizaremos a função desde material como sensor, afim de obter sinais vibratórios em uma estrutura para análise. Para tal análise, implementamos um programa em ambiente LABVIEW.
2. OBJETIVOS:
Implementação de um sistema de aquisição dos sinais vibratórios utilizando sensores com natureza piezelétrica e o software LabView.
3. MATERIAIS E MÉTODOS:
Os materiais utilizados neste trabalho foram:
-Placa de Aquisição NI;
-Viga Engastada Livre Horizontal;
-Software LABVIEW.
Para a execução deste trabalho foi necessário entender como funciona o software
LabView e como fazer a interligação com a placa de aquisição de sinais ( National
Instruments – NI ).
O grupo de Materiais Inteligentes já realiza experimentos em Harvesting utilizando um sistema dSpace para aquisição de sinais e tem a intenção de migrar para plataformas unificadas para a realização de testes experimentais. Esta plataforma é baseada em placas
NI e software LabView.
Para os testes experimentais utilizamos uma estrutura tipo viga na condição