topografia - planimetria
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
PLANIMETRIA
DISCENTES: EVANO FERNANDES
JAYNY MYRELLE FREITAS
JULIANA HOLANDA MAIA
ROMARIO MENDES BEZERRA
HARRYSON GUERREIRO
MOSSORÓ/RN
2013
1. Introdução Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles numa área qualquer. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc. e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas, volumes, coordenadas, etc. O objetivo principal é efetuar o levantamento que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada.
Planimétria
Levantamento Planimétrico – estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de distância e ângulos, no plano horizontal.
2. Materiais e Métodos
2.1 Materiais:
Teodolito Analógico;
Mira;
Estação Total;
Tripé.
As miras são réguas de madeira ou metal usadas no nivelamento para determinação de distâncias verticais, medidas entre a projeção do traço do retículo horizontal da luneta na mira e o ponto do terreno onde a mira está instalada.
Os teodolitos providos de fios estadimétricos, que além de medir ângulos, acumulam também à propriedade de medir oticamente as distâncias horizontais e verticais. O instrumento empregado fornece os dados referentes às leituras processadas na mira com auxílio dos fios estadimétricos, bem como o ângulo de inclinação do terreno lido.
2.2 Métodos:
Estacionou-se e nivelou-se o teodolito na estação 0 (zero), tornando possível visar o ponto de ré, para então obter o ângulo horizontal. Em seguida o