Como melhorar sua escrita
Os seguintes exercícios podem ser realizados tanto escritos à mão quanto digitados. Especificamente em vista de treino para a realização de provas, todavia, recomenda-se que sejam escritos à mão. Sugere-se que a sequência de exercícios seja realizada de modo concentrado – ou seja, pelo menos um por dia – e por longo período, ou seja, por pelo menos dois meses, reiniciando a sequência conforme necessário.
Deve-se escolher um texto que tenha no mínimo 500 palavras (ou uma notícia de jornal extensa), sem limite máximo para cima. Pode ser uma notícia de jornal, um texto de opinião, um texto literário, um texto de doutrina. É importante, todavia, que se trate de um texto desconhecido por quem vai realizar os exercícios. Os exercícios são “chatos”, mas tem efeito concreto sobre a qualidade de escrita do aluno.
1. Copie o texto, reproduzindo-o exatamente igual. Em seguida, faça um pequeno texto sobre o que se entendeu do texto original.
2. Copie o texto, mas iniciando a reprodução pelo último parágrafo, e dando-lhe sequência de trás para frente. Em seguida, faça um novo texto sobre o que se entendeu a mais do texto, em relação à primeira cópia. Se o exercício for feito à mão, recomenda-se que o aluno tente calcular o espaço que sua letra demandará para a realização do exercício antes de iniciá-lo, e tente se adaptar ao espaço definido conforme se escreve.
3. Selecione uma letra do alfabeto que seja recorrente (por exemplo, C, B, P, A, T, etc.) no início de palavras. Copie o texto, mas substitua todas as palavras que começam com a letra selecionada por um sinônimo (não-aplicável a preposições, nomes próprios, pronomes e conectivos).
4. Repita o exercício anterior, selecionando mais de uma letra para realizar as substituições. Recomenda-se que se inicie com duas, e depois três. Não há limite de vezes, todavia, que este exercício pode ser repetido.
5. Faça uma paráfrase (re-escrita) do texto, obrigando-se, todavia, a não utilizar nenhuma frase