Hello
Os relatórios técnicos dos alunos de engenharia não tem boa qualidade, não só dos alunos e também de alguns profissionais experientes, como foi comentado por CUNHA (1997, p.1). “Infelizmente é frequente nos depararmos com relatórios difíceis de se compreender, embora tenham sido escritos por profissionais formados há longo tempo.”
Os professores dos cursos de engenharia tem que incentiva seus alunos a fazerem relatórios técnicos, para melhorar o seu desempenho em cada elaboração de um trabalho técnico. Foi constatado que a maior dificuldade na elaboração de um relatório técnico é a ortográfica. Alunos estão com dificuldade no posicionamento das palavras, como cita-las em um relatório de forma correta. Essa deficiência na ortografia vem desde a iniciação do aluno no mundo escolar. Como lembra Cunha (1997, p.1). “A deficiência desses alunos não se restringe aos textos técnicos, essa dificuldade vem ao decorrer do ensino fundamental.”
Para melhorar as elaborações dos relatórios técnico dos alunos de engenharia, professores devem fazer a orientação de como deve ser feito o texto, orientar com as regras e sugestões para se ter um bom resultado. “Minha experiência como professor mostrou que esse problema pode ser reduzido orientando−se os alunos na elaboração de relatórios.” (CUNHA, 1997, p.1). Alunos de engenharia precisam de um exemplo, um texto explicativo, de como devem ser feitos os relatórios técnicos, assim os alunos terão base para seus textos e assim poderão melhorar seu desenvolvimento nos relatórios técnicos que serão feitos em decorrer do período cursado.
Então percebi que a deficiência dos relatórios era causada ao menos em parte pela falta de orientação aos alunos. Por isto resolvi aplicar um texto semelhante aquele que eu havia escrito para engenheiros. Naturalmente o texto foi revisado e adaptado para alunos que ainda cursavam o segundo grau. (CUNHA, 1997, p.2).
Alunos do curso de engenharia estão