mENSALÃO
Após a denúncia de um suposto esquema de pagamentos no valor de R$ 30 mil reais que eram feitos mensalmente a deputados para favorecer interesses políticos – partidários essa palavra mensalão passou a fazer parte do cotidiano popular devido ao frequente uso pela mídia brasileira durante as investigações.
No seguimento do fato conhecido como ``Escândalo do Mensalão ´´, atos de corrupção baseados em esquemas do mesmo gênero passaram a ser designados por ``mensalão´´.
Escândalo do Mensalão
Foi o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) que em 2005 utilizou pela primeira vez o termo "mensalão" ao denunciar o esquema de corrupção entre os deputados.
Naquela época, o Presidente do Brasil em função era Luís Inácio Lula da Silva (PT), que negou conhecer qualquer prática de mensalão. Alguns dos principais acusados pertenciam ao seu partido, o Partido dos Trabalhadores.
Os envolvidos eram acusados de crimes como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e peculato, destacando-se os políticos: José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), José Genoíno (ex-presidente do PT).
Marcos Valério, o empresário mineiro da área de publicidade não tinha nenhum cargo político, mas foi acusado de criar e gerir todas as operações do mensalão.
Com o decorrer das investigações, todos aqueles que foram denunciados de participação no esquema negaram algum envolvimento.
Depois de7 anos de muitas indas e vindas no dia 02/de agosto/2012 , 38 réus acusados de 98 crimes começam a ser julgados , com 50 mil páginas o processo do mensalão é o julgamento da história do Superior Tribunal Federal.
Após 1 ano e 3 meses desde o início do julgamento do mensalão ,a Polícia Federal começou a prender os condenados no