Como ler uma pesquisa
1 O que costuma ter na Introdução - Uma escrita sobre o tema, sua relevância científica e social; - Problematização do tema; objetivos da pesquisa, questões de pesquisa, situar termos e concepções trabalhadas na pesquisa. .
2 Desenvolvimento:
São os capítulos da investigação: conteúdo específico definido como pertinente:
2.1 Revisão bibliográfica – o que já foi pesquisado sobre o tema; marco teórico – autores que fornecem bases conceituais e a linha teórica (porque a base teórica vai direcionar as escolhas na metodologia). Que autores subsidiarão posteriormente as análises.
2.1 Metodologia são os cuidados que permitem confiar no trabalho realizado. Envolve as informações que situam:
Os objetivos - são traçados tendo em vista uma questão que o pesquisador quer esclarecer. Quem não tem questão de pesquisa, também não tem objetivos. Dependendo dos objetivos da pesquisa, os sujeitos, o que se quer pesquisar e as especificidades do campo de pesquisa, de todo esse conjunto de fatores há um tipo de pesquisa que poderá viabilizá-la. Essa caracterização clara leva à adoção de uma forma mais confiável de pesquisar – que não vai distorcer os dados, nem fugir do aporte teórico do estudo. Deve haver uma harmonia perpassando em tudo isso.
- a abordagem da pesquisa
- a metodologia empregada
- os instrumentos- porque eles são adequados à pesquisa
Os sujeitos e os critérios para sua escolha
Onde a pesquisa se realizará o contexto onde ela acontece, campo de investigação e os passos da pesquisa.
Por que esses passos e não outros? Porque estes sujeitos e não outros?
- Observar se a metodologia está adequada aos objetivos da pesquisa e às questões que ela levanta.
Como a pesquisa foi feita? São os procedimentos metodológicos, os quais devem estar suficientemente descritos e justificados passo a passo.
Procedimentos de coleta: os cuidados na coleta, tendo em vista que o que for