Biologia
Metazoários são eucariotos móveis, multicelulares e heterotróficos de corpo polarizado ao longo de um eixo locomotor ântero-posterior.
*Células, tecidos e esqueletos:
Os 2 tipos básicos de tecidos dos metazoários são o epitelial e o conjuntivo, são considerados primários (originais) dos metaz e ambos são importantes na organização funcional dos animais.
O epitélio consiste em células que se juntam umas as outras que secretam e apoiam-se sobre uma lâmina basal, uma matriz extracelular (MEC) fina, densa e fibrosa. São ligadas umas ás outras e â lamina basal por moléculas de adesão celular (proteínas- interinas e caderinas).
Integrinas- ligam as células â lamina basal.
Caderinas – ligam umas as outras.
Células epiteliais geralmente são ciliadas.
O conjuntivo consiste em células extensamente separadas, não justapostas em uma MEC. Matriz com fibras de proteínas - colágeno.
Fibras de colágenos associadas ao tecido conjuntivo tem uma função de esqueleto.
A MEC tb provê locais para adesão das células, caminhos em cima dos quais as células movem-se, e o ambiente apropriado para a diferenciação celular. Por isso, a MEC tem um papel importante nos tecidos de organização e manutenção do corpo metazoário.
As MEC interna e externa podem ser modificadas para formar um esqueleto (sustentação do corpo e transmissão de força para a contração muscular, proteção contra predação, dano, infecção ou desafios ambientais).
A maioria dos metazoários tem um endoesqueleto(toda ou parte da MEC interna, ou tecido conjuntivo, pode ser endurecida por substâncias químicas ligadas-cartilagem. Ou pela secreção mineral –ossos.), exoesqueleto ( cutícula espessada que se torna rígida pelas ligações químicas de suas proteínas – insetos. ou por acréscimo de mineral a matriz orgânica-caranguejos), ou ambos.