TRABALHO
LER/DROT
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Medicina do Trabalho da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa
Rio de Janeiro
2015
1) LER/DORT
2) TEMA Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares relacionados ao trabalho.
3) DELIMITAÇÃO DO TEMA Lesão por esforço repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares relacionados ao trabalho. 4) PROBLEMA A LER e DORT são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.
Diferentemente do que ocorrem com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.
5) HIPÓTESE A Medicina do Trabalho pode atuar junto aos profissionais de saúde minimizando os sinais e sintomas de LER evitando assim o DORT.
6) OBJETIVOS 6.1 GERAL
Relatar sintomas,causas,diagnostico e tratamento de LER evitando assim o desenvolvimento da DORT. 6.2 ESPECÍFICO
Desenvolver e citar algumas formas de prevenções e exercícios para minimizar as Doenças Osteo-musculares em algumas literaturas, com isso evitando a LER.
7) JUSTIFICATIVA Espera-se que este estudo, possa ressaltar a possibilidade do profissional de saúde quando exposto aos fatores de LER buscar orientações junto a equipe de Medicina do Trabalho evitando desta forma o desenvolvimento das complicações gerando assim risco ocupacional visto que, estes fatores causam impacto na sua saúde. Espera-se ainda, que o mesmo sirva de alerta e estimule aos profissionais a agirem de forma coerente, oferecendo subsídios necessários, para saber lidar com as situações de LER. Pretende-se ainda que o mesmo sirva também, como base para estudos científicos