Logistica
1.1 TEMA
Um dos principais desafios das Indústrias Avícolas é reduzir os índices de afastamentos por LER/DORT dos seus colaboradores. Visto que a realidade nos mostra linhas de produção com o ritmo de trabalho cada vez mais intensificado, ambientes de trabalho com temperaturas baixas, manuseio de facas e chairas e, principalmente, o esforço repetitivo e o trabalho em pé. Portanto, o tema a ser investigado se relaciona aos fatores que causam as LER/DORT nos trabalhadores das Indústrias Avícolas.
1.2 PROBLEMATIZAÇÃO
Ao
abordar
as
Lesões
do
Esforço
Repetitivo
e
os
Distúrbios
Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - LER/DORT, demonstrando quais os agentes que proporcionam o desenvolvimento e agravamento dessas doenças, entende-se que as condições de trabalho desta s empresas tendem a ser precárias, gerando consequências para a saúde dos trabalhadores.
Com isso, pretende -se
analisar quais são os fatores que causam as LER/DORT dos trabalhadores nas maiores Indústrias Avícolas da região da serra gaúcha?
1.3 HIPÓTESES
Observa-se que os principais fatores que provocam as LER/DORT nas
Indústrias Avícolas em estudo, tendem a ser:
H1.- o movimento repetitivo,
H2.- as mudanças climáticas e também
H3.- o ambiente estressante provocado pelo ritmo de trabalho,
H4. - pressão realizada pelos gestores fim de atingir as metas estipuladas pela produção. Dessas temos que as variáveis independentes são: o movimento repetitivo, as mudanças climáticas, pressão dos gestores; e as variáveis dependentes são o ambiente estressante e as doenças LER/DORT.
1.4 OBJETIVOS
Serão apresentados os objetivos do presente projeto de pesquisa, pois toda atividade precisa de um direcionamento e de parâmetros para manter -se dentro do planejado. 1.4.1 Objetivo Geral
Identificar os agentes causadores das LER/DORT dos trabalhadores nas maiores Indústrias Avícolas da serra gaúcha.
1.4.2 Objetivos