Barroco
BARROCO
CARACTERÍSTICAS:
* Homem conduzido pela fé; * Ambiguidade; * Uso de figuras de linguagem; * Exuberância e extravagância; * Formas rebuscadas; * Cultismo e Conceptismo; * Antropocentrismo e Teocentrismo ;
BARROCO (PALAVRA CUJO SIGNIFICADO TANTO PODE SER PÉROLA IRREGULAR QUANTO MAU GOSTO)
SURGIU NA EUROPA DURANTE OS SÉCULOS XVI E XVII EM MEIO AO CONSTANTE CLIMA DE TENSÃO PROVOCADO PELAS GUERRAS EM BUSCA DE HEGEMONIA E PELA REFORMA PROTESTANTE.
ESSES CONFLITOS RELIGIOSOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS SE REFLETIRAM NA LITERATURA, TORNANDO-A CARREGADA DE TENSÃO, COMPLICADA E TRANSCENDENTE.
A LITERATURA DEU-SE DE MODO MAIS FORTE EM PAÍSES CATÓLICOS.
O BARROCO FOI UM MOVIMENTO LITERÁRIO ARTIFICIOSO, REFINADO, COMPLICADO, EXAGERADO E PEDANTE, QUE, REFINANDO DEMAIS A LITERATURA ACABOU-SE TORNANDO ARTIFICIAL.
EM PORTUGAL INICIOU-SE APROXIMADAMENTE EM 1580 COM A MORTE DE CAMÕES.
FOI UM PERÍODO EXTREMAMENTE AMBÍGUO, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE SE EMBASA NO RACIONAL (RENASCENTISTA), REPRODUZ FILOSOFIAS CRISTÃS (MEDIEVAIS), SENDO ASSIM A SÍNTESE DA TENTATIVA DE UNIR O HOMEM RENASCENTISTA COM A TRADIÇÃO RELIGIOSA MEDIEVAL.
TEXTOS REBUSCADOS E EXAGERADOS COM UTILIZAÇÃO DE METÁFORAS, ANTÍTESES, HIPÉRBOLES, PERÍFRASES E INVERSÕES NA ORDEM DAS FRASES. USO DE EXPRESSÕES INDECISAS, FRASES AMBÍGUAS E LINGUAGEM NÃO CLARA.
NO BRASIL TEVE SEU INÍCIO EM 1601 COM “PROSOPOPÉIA” DE BENTO TEIXEIRA.(POEMA PUBLICADO EM 1601, EM VERSOS DECASSÍLABOS, DISPOSTOS EM OITAVA RIMA, COM 94 ESTROFES, SEM DIVISÃO DE CANTOS, NEM NUMERAÇÃO DE ESTROFES, CHEIO DE REMINISCÊNCIAS, IMITAÇÕES, ARREMEDOS E PARÓDIAS DOS LUSÍADAS)
O BARROCO EXPRESSA SOLIDÃO, SENTIMENTO DE AGONIA DE UM HOMEM, DIVIDIDO ENTRE E RAZÃO E A FÉ.
O HOMEM DESTE PERÍODO ESTÁ ENTRE O CÉU E A TERRA. MESMO SE VALORIZANDO, ELE VIVIA ATORMENTADO PELA IDÉIA DO PECADO, ENTÃO VIVIA BUSCANDO A SALVAÇÃO.
O BARROCO ENFATIZA TUDO QUE É INCONSTANTE,QUE MUDA DE APARÊNCIA,QUE