Como Funcionam as franquias
Autor: Lee Ann Obringer
Talvez você queira ter seu negócio para ser seu próprio patrão. Há vários caminhos para ter seu próprio negócio, inclusive, como micro e pequenas empresas. Uma saída é comprar uma franquia de alguma dessas marcas famosas que não faltam compradores.
Mas se você tem uma franquia, você ainda é seu próprio patrão? Além disso, surgem outras dúvidas. Você precisa de alguma habilidade especial para operar uma franquia? Quanto eu preciso para começar um negócio como esse?
O que é franquia?
Imagine que você abrir seu próprio McDonald's, Bob´s, Boticário, CCAA ou BR Mania. Para fazer isso, você tem de comprar a franquia dessas empresas. Pense em franquia como um pagamento a alguém por suas estratégias de negócio, de marketing, operacional e pelo uso do nome.
A franquia é basicamente isso: você estabelece uma relação com um negócio de sucesso para que possa usar seus sistemas e capitalizar sobre uma marca já existente para obter um rápido retorno sobre seu investimento. Você está usando o sistema e o nome patenteados deles e administrando o negócio sob as regras deles.
Você ainda é seu próprio patrão? Sob alguns pontos de vista, não. Você ainda tem que responder para outra pessoa e seguir suas orientações. Na verdade, você não é dono do negócio: você possui os ativos que comprou para estabelecê-lo.
Vantagens da franquia
A maior vantagem da franquia parece ser a redução de riscos decorrentes do investimento. Isso acontece porque, geralmente, as franquias são organizadas e administradas rapidamente e têm lucro mais rápido também. O retorno de uma franquia no Brasil varia muito de 24 meses a 10 anos, dependendo do tipo de negócio e investimento. Lembre-se que existem franquias de tudo que é tipo, desde de empresas de soluções de informática até hotéis de redes internacionais.
Isso pode ser resultado de uma melhor administração, bem como de um nome bem conhecido. De acordo com Administração de