Tipos de Franquia
Franquia é usar o nome de uma marca conhecida e reproduzir exatamente os serviços da rede. É uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.
Também conhecido como Franchising, pode ser definida como uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
Já o Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.
Franquia
“Franquia é um sistema de distribuição de bens e serviços, pelo qual o titular de um produto, serviço ou método, devidamente caracterizado por uma marca registrada, concede a outros comerciantes, que se ligam ao titular, por relação continua, licença e assistência para exposição do produto no mercado. Ao conceder a licença ao franqueado, o franqueador liga-se a ele de maneira permanente e continua, mas sem relação empregatícia de qualquer grau. Cada franqueado autônomo tem o seu capital, seu estabelecimento e sua organização”. (Conselho de Desenvolvimento Comercial)
O que é necessário para abrir uma franquia?
Antes de optar por uma