Tipos de franquia
A doutrina costuma agrupar as modalidades de franchising em três classes: franchising de distribuição de produtos (que guarda forte semelhança com a concessão de vendas), franchising de produção e franchising de serviços.
-------------------------------------------------
O franchising de serviços tem sido dividido em dois subgrupos: (a) franchising hoteleiro (caso das redes de hotéis, como Hilton, Novotel, Ibis); e (b) franchising aplicável ao denominado setor terciário puro (serviços de reparação, de instrução e contábeis, por exemplo).
Conforme o SEBRAE-PR , os tipos de franquia são:
-------------------------------------------------
Quanto à modalidade de negócio
- Franquia individual
A modalidade individual não divide espaços com outras franquias. É a mais usual, por manter o conceito adequado de franquia. Funciona num ponto comercial especificamente escolhido para o negócio, independente do ramo de atividade anteriormente existente no local.
- Franquia de conversão
Na franquia de conversão, a experiência empresarial e investimentos do franqueado se revertem para o franqueador, num mesmo ramo de negócios. Inclui os fracassos ou sucessos do empreendimento com adaptação às normas gerais da respectiva franquia. Nesta modalidade, o empresário independente transfere sua tecnologia de negócio isolado para o franqueador, numa troca de experiências. Aproveita e valoriza o ponto comercial já existente, visando maior rentabilidade e menor investimento entre as partes.
- Franquia combinada
A franquia combinada reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num mesmo ponto comercial. As unidades de negócios são similares, numa linha complementar de produtos/serviços. Visa vantagens através uma integração total de atividades, desde que não haja restrição por parte dos franqueadores.
- Franquia shop in shop
O empresário, nesta modalidade, aproveita seu