Homem-natureza e animal-natureza
Centro de Ciências da Educação do Campo – CED
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Professora: Adriana D’ Agostini
Disciplina: Introdução a Pesquisa
Aluna: Larissa Vandresen
Santa Rosa de Lima, 19 de novembro de 2012.
Neste trabalho irei falar um pouco sobre a relação homem-natureza e animal-natureza, de como é a modificação da natureza através da ação que o ser humano e os animais fazem sobre ela.
O homem precisa modificar a natureza para sobreviver, já os animais tem que adapta a ela. A natureza depois da ação do homem torna-se humanizada, mais o homem também vai se modificando em relação às outras espécies com essa mesma ação. A modificação nos animais acontece pelo código genético, já no ser humano é passada de geração em geração através da educação e da cultura, pois se for como aos animais todas as gerações teriam que voltar ao ponto de partida e nunca iriamos nos desenvolver. É o processo de produção da existência humana porque o ser humano vai se modificando, alterando o necessário, vai criando artefatos, instrumentos vai criando conhecimento vai desenvolvendo ideias. A cada nova geração as formas de modificar a natureza é diferente, pois antes o homem não sabia que ele modificava a natureza para adapta-la as suas necessidades.
O ser humano não vive isolado, depende de outras pessoas para sobreviver e isso se chama processo social. Os valores, conhecimentos, costumes vão se modificando dependendo do grupo frequentado.
Andery 2000 afirma:
É essa base econômica que determina as formas politicas, jurídicas e o conjunto das ideias que existem em cada sociedade. É a transformação dessa base econômica, a partir das contradições que ela mesma engendra, que leva à transformação de toda a sociedade, implicando um novo modo de produção e uma nova forma de organização politica e social. (pp. 11)
O desenvolvimento do ser humano depende de suas necessidades. O próprio homem e a natureza são