Como Funciona a Sociedade Contemporânea: As Instituições Sociais
Denominamos sociedade contemporânea a atual sociedade, ou seja, na sociedade moderna em que existimos. Seu inicio é marcado, na linha do tempo da história ocidental, pela Revolução Francesa. Marco histórico que pôs fim ao Antigo Regime e levou a burguesia e o Estado Liberal ao poder. Essa sociedade também foi marcada pelos ideais iluministas e o conceito de razão, bem como o ceticismo gerado pelas atrocidades de duas guerras mundiais.
Outro importante fato marcante para a formação da sociedade contemporânea foi a consolidação do capitalismo, gerador de grandes mudanças no mundo inteiro.
Quanto a organização dessa sociedade, pode se dizer que está dividida em uma série de instituições que cumprem um papel de satisfazer as necessidades sociais. A essas instituições dá-se o nome de Instituições Sociais. Que são um conjunto de regras e procedimentos padrão, criados, reconhecidos e aceitos pelos componentes da sociedade. São possuidores de um enorme valor social e não existem isoladamente, ou seja, possuem interdependência com relação a outras instituições sócias. Sendo assim, uma mudança em uma determinada instituição, ou organização pode acarretar uma série de mudanças direta ou indiretamente em maior ou menor grau em outras organizações.
Pode se concluir assim que as instituições sociais formam uma rede de organizações que surgem a partir de necessidades humanas e que são responsáveis também pelo funcionamento da sociedade moderna.
Algumas das principais instituições sociais são: a família, a religião, a educação, a política, a economia, os processos recreativos, etc.
Família: primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto à forma, relações de parentesco, relação sexual e dos componentes básicos da sociedade. Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma