A sociedade contemporânea e a influencia do capitalismo na educação.
A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A INFLUÊNCIA CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO
*Gracy Kele Miranda de Brito
RESUMO:
A sociedade contemporânea é marcada fortemente pelo sistema capitalista. Ao longo dos tempos a educação se desenvolveu assumindo formas e conteúdos diversos, os quais são organizados conforme as condições materiais de produção e reprodução da vida e da sociedade como um todo.
No capitalismo a forma mais desenvolvida da atividade educativa, é a educação escolar. Pois é a partir do momento em que o ser humano é inserido na escola que ele passa a conviver diretamente com as regras, normas, desejos, anseios e objetivos estabelecidos para ele por essa sociedade antes mesmo dele nascer. Nas escolas hoje, vivemos um momento de universalização, ou seja, globalização da educação, proporcionado por um sistema de ensino que mais exclui do que inclui. O presente artigo visa entender as relações entre educação, capitalismo e sociedade tendo como princípio de análise as concepções de educação citadas por Karl Marx (1818-1883), refletindo sobre os desafios e as exigências a serem enfrentadas pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, de acordo com os avanços das forças produtivas onde o conhecimento passa a constituir ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social. As reflexões desenvolvidas mostram a necessidade que seja analisada criticamente o papel social da educação e as finalidades da escola na sociedade globalizada.
Palavras-chave: sociologia, capitalismo e educação.
CONTEMPORARY SOCIETY AND THE CAPITALIST INFLUENCE IN EDUCATION
ABSTRACT:
Contemporary society is strongly marked by the capitalist system. Over time education has been developed taking various forms and contents, which are organized according to the material conditions of production and reproduction of life and society as a whole.
In capitalism the most developed form of educational activity, is education.