Políticas públicas sociais no combate à criminalidade
A RELEVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS NO COMBATE À CRIMINALIDADE
Monografia apresentada junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS Virtual, Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Curso de Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública à Distância, com a finalidade da obtenção do título de Especialista em Segurança Pública.
Orientador: Profº. Me. José Lauri Bueno de Jesus
PORTO ALEGRE – RS
2007
RESUMO
A questão da segurança pública no Brasil sempre foi uma questão polêmica. Diversos debatem giram em torno dela, principalmente ao que se refere à sua eficiência. Para leigos, a eficiência da segurança pública ou da polícia, como instituição integrante dela, é de responsabilidade do Estado, isentando com isso, a responsabilidade da sociedade. Porém, destaca-se que, como vítima da violência, a sociedade é a principal responsável em direcionar a segurança pública nos caminhos da prevenção e combate ao crime. Assim sendo, esta monografia tem como finalidade abordar a conjuntura da segurança pública contemporânea, bem como, a partir da observação da realidade de uma comunidade do município de Santo Antônio da Platina por meio da aplicação de um questionário, verificar como ela colabora com a segurança pública local e qual a visão que ela tem da polícia.
Palavras-Chave: Segurança Pública, polícia, sociedade.
ABSTRACT
The issue of public security has always been controversial in Brazil. There have been a lot of discussions about it, especially when it has been about its efficiency. To laymen, the efficiency in the public security or in the police as a whole is responsibility for the state, exempting its society from this responsibility. However, as victims of violence, the society is the main responsible for directing public safety at preventing and combating crime. This paper aims to address the