O trabalho na sociedade contemporânea
A maneira de se perceber o trabalho mudou muito. Enquanto as sociedades tradicionais percebiam o trabalho como um esforço físico, a sociedade contemporânea percebe o trabalho como uma manifestação de genialidade e criatividade, uma vez que a especialização faz-se cada vez mais dominante e atuante. Karl Marx já defendia esta idéia quando dizia que só mediante a atividade produtiva é que podemos realizar nosso potencial humano. Por outro lado, por mais que a sociedade evolua, os estereótipos sexuais ainda existem e os homens experienciam o trabalho de maneira diferenciada. O homem ainda se sente o provedor da casa e a mulher, aquela que proporciona à família um ambiente adequado físico e emocionalmente.
Ao mesmo tempo, a cada geração o conceito de trabalho torna-se mais vago, devido ao excesso de informações contrapondo à escassez de formações. A natureza mutável do trabalho e a falta de oportunidades aos jovens têm deixando-os confusos quanto à carreira que pretendem seguir. Enquanto as crianças das sociedades tradicionais já eram educadas para a execução de um ofício, os jovens contemporâneos se perdem ante as alternativas.
Este é um tema que domina a reflexão atual, quando se fala de situações estruturais como desemprego, subemprego, novas tecnologias, automação, robótica, mundo moderno, situações que estão afetando hoje milhões de pessoas em todas as sociedades. Na discussão tema aparecem duas sérias preocupações: de um lado, o enfrentamento de desafios e dilemas provocados pela evolução da tecnologia voltada para o mundo do trabalho e, de outro, o