Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea
Destacar a importância da obra no período literário
Quais os temas das obras, quais as semelhanças e as diferenças entre elas.
Qual o enfoque dado pelo autor da obra, 1 ª e 3ª pessoa e por quê?
O autor ao abordar o tema revela ou não posicionamento critico perante a estrutura econômica e social abordada
Estabelecer relações entre a realidade atual e da época
Os Ratos:
3º ITEM:
É narrado na terceira pessoa, com narrador onisciente. Dessa forma, o narrador relata as ações de todas as personagens, concentrando suas observações no íntimo do herói, revelando ao leitor as suas angústias interiores e psicológicas. O fato de o narrador ser onisciente traz a possibilidade de o autor criticar, de forma sutil, a busca pelo dinheiro, que segundo ele, está dentro do ser humano.
4º ITEM: Na sua forma de abordar o tema pela busca do dinheiro, o autor critica sutil, porém firmemente a estrutura socioeconômica envolvida no livro. Essa crítica é direcionada à maneira de como o dinheiro acabou se tornando a mola propulsora das relações sociais, comandando a respeitabilidade, a ética, a dignidade humana e até injusta e facilmente, degradando e detonando os desfavorecidos financeiramente.
5º ITEM:
A temática principal da obra é a luta por dinheiro, tendo em vista o fato que Naziazeno vive em uma cidade grande e insensível e precisa do dinheiro, de qualquer forma, para saldar a conta com o leiteiro. Essa luta pelo dinheiro pode se relacionar ao atual grande dilema do homem: a busca pelo dinheiro em busca do conforto. Essa busca retrata perfeitamente a supervalorização que o homem dá ao dinheiro, ou seja, mesmo o livro tendo sido escrito há mais de sessenta anos, a sua temática aborda questões de cunho social atuais, já que o homem busca cada vez mais o dinheiro, como forma de provar a sua dignidade humana.