Como fomentar a competitividade entre indivíduos de maneira ética
ROBERTO DOMINGUES RAPOSO
COMO FOMENTAR A COMPETITIVIDADE ENTRE O INDIVÍDUO DE MANEIRA ÉTICA.
SALVADOR
2012
UNIJORGE
ROBERTO DOMINGUES RAPOSO
COMO FOMENTAR A COMPETITIVIDADE ENTRE O INDIVÍDUO DE MANEIRA ÉTICA.
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Psicologia Aplicada à Gestão, curso de Tecnologia em Logística do Centro Universitário Unijorge, sob orientação da Profa. Itana Nogueira Nunes.
SALVADOR
2012
O presente trabalho busca, através da análise do texto “A ÉTICA EMPRESARIAL E A NOVA ECONOMIA”, explanar sobre como podemos encontrar soluções para um mercado empresarial mais ético e democrático.
COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE TRABALHO
Conciliar características de pessoas e grupos aos requisitos das tarefas constitui um campo inesgotável para a Psicologia aplicada à Gestão:
- há trabalhos caracterizados pela constante presença de novos desafios, aos quais as pessoas submetem-se - querendo ou não - e a eles reagem de variadas maneiras. Nessas situações, busca-se vencer o medo do desconhecido;
- outras atividades impõem rígida rotina, segundo padrões estabelecidos e pouco sujeitos a alterações, para assegurar precisão e produtividade, não tolerando desvios aos procedimentos fixados.
Nestes casos, a Psicologia contribui com técnicas de enriquecimento do trabalho, possibilitando às pessoas, dentro de certos limites, desenvolver a criatividade e ou aumentar a capacidade de conviver com períodos de monotonia;
- o conflito interpessoal emerge a qualquer momento em algumas atividades; técnicas comportamentais e cognitivas contribuem para tornar os profissionais menos sensíveis a essas situações e com mais habilidades para gerenciá-las.
Atendentes de serviços de inadimplência passam por situações constrangedoras e conflituosas.
Um treinamento especializado com base em técnicas comportamentais e cognitivas possibilita ao atendente desenvolver comportamentos