TRABALHO DE ÉTICA PROFISSIONAL E REPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
TRABALHO DE ÉTICA PROFISSIONAL E REPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto da C. Almendra
EQUIPE 06
ALEXANDRA GONSHIOR
REYNALDO LARA
RICARDO GRASSI
07 de Maio de 2013, Campinas
1. Introdução:
O problema identificado e proposto a ser solucionado pelo grupo que foi: “Como atentar as organizações às responsabilidades éticas, morais e sociais?” encontrado pela equipe através da leitura do texto que sobre empresas que valorizam somente o lucro, descumprem a legislação e possuem falta de comprometimento social.
2. Conceitos Pesquisados:
2.1. Valores, culturas e racionalidades para a gestão da Empresa Cidadã.
É para gerar valor, e se perpetuar por meio dele, que companhias de todo o mundo se reinventam quase diariamente, a fim de se adaptarem a um mercado cada vez mais exigente, global e mutante. Entretanto, crescentemente, os empresários vêm tendo novas preocupações com a posição e as conquistas de suas marcas no mercado, fazendo com que suas estratégias empresariais recebam uma gama de novos elementos, tai como ecologia, ética e cidadania, que orientação as atitudes e práticas da empresa perante o mercado.
É exatamente esse mercado global e sua infinidade de relações com a sociedade civil organizada e com o Estado, principalmente devido ao poder institucional da União Europeia e da capacidade de mobilização internacional das Nações Unidas, que a partir da década de 1990 vem sendo questionado diante da necessidade de um novo rumo, mais incluso, das relações sociais e ambientais para as estratégias de negócio. Portanto, ao mercado global, o conceito de responsabilidade social vem sendo apresentado como uma questão estratégica para a sobrevivência em longo prazo. Nesse novo ambiente, os interesses dos acionistas ou proprietários do capital das empresas disputariam espaço comas demandas da comunidade, dos clientes, da mídia, dos funcionários, dos