Plano de Negocio
Juliana Lucas
RESUMO
Neste artigo, apresentamos um estudo referente a ética empresarial no âmbito competitivo. Objetivando caracterizar o uso da ética como um diferencial competitivo nas organizações, através do levantamento bibliográfico sobre o tema, e análise dessas práticas. No decorrer do desenvolvimento do estudo foi constatado a importância da utilização da ética nas empresas e os benefícios que a utilização da mesma acarreta em meio a essas práticas nas organizações. Observando desse modo que comportamento ético tornou-se um instrumento fundamental para as empresas que querem ser competitivas e atingirem bons resultados.
Palavras-chave: Ética Empresarial e Profissional. Competitividade. Organizações.
1.INTRODUÇÃO
Mesmo muitas vezes vistos como heterogêneos, a ética e a competitividade estão diretamente relacionadas.
Desse modo as organizações que almejam se manterem competitivas e se fortalecerem cada vez mais no mercado, têm desenvolvido novas formas capazes de proporcionar uma estabilidade comercial, e muitas vezes esses atributos não estão seguindo um modelo ético.
Segundo Ashley (2002), parece licito afirmar que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais mais também as suas responsabilidades éticas, morais e sócias.
Notadamente, com o advento da globalização as organizações estão se tornando mais vulneráveis, já que o mercado dispõe de variáveis que tornam cada vez mais visível a competitividade.
Para enfrentar todas as ameaças que a liberalização do mercado pode proporcionar, as organizações deverão adotar um novo perfil, ou seja, procurar estabelecer e desenvolver uma conduta ética dentro das organizações, que já tem sido praticada por algumas empresas, onde estas já possuem departamentos próprios, proporciona treinamentos aos funcionários sobre o assunto, tudo agindo eticamente.
A Ética nas organizações é considerada um fator importantíssimo