Como elaborar uma receita culinaria
1. Seja confiável e escreva a receita com exatidão, não esconda o jogo. Qual a vantagem de escrever uma receita se quem lê não consegue fazer?
2. Seja consistente e escreva suas receitas sempre da mesma maneira, com um padrão - isso vai facilitar a vida dos leitores que seguem seu blog.
3. A maioria do público de blogs de culinária são pessoas leigas que desconhecem termos técnicos como mise-en-place ou julienne (pré-preparo, forma de corte em palito). Então se você utilizar algum termo difícil ou em outro idioma ofereça a tradução na postagem ou linke para um glossário.
4. Confira todas as receitas para que não falte nenhum ingrediente. É comum até em livros encontrar receitas com um ingrediente no modo de preparo que não aparece na lista dos ingredientes ou vice-versa. Isso irrita e confunde o leitor!
5. Caso sua receita tenha ingredientes de difícil obtenção como ingredientes regionais, importados ou muito caros sugira uma possível substituição.
6. Formato da receita: uma pequisa americana mostra que a preferência é por receitas escritas de forma a listar os ingredientes primeiro e colocar o modo de preparo depois. Ou seja, receitas escritas de forma bem tradicional.
7. Indique os utensílios e equipamentos necessários e seus tamanhos, se possível. Isso vale principalmente para confeitaria. Nada pior do que parte da massa do bolo ficar de fora e você não ter onde assar!
Lista de ingredientes
8. Ao fazer a lista dos ingredientes coloque-os em ordem sequencial de utilização na receita. Isso facilita o leitor e também fica mais fácil para você na hora de conferir se a receita está correta. Você pode, se quiser colocar o ingrediente principal (normalmente uma proteína) primeiro.
9. Medidas - tente dar medidas padrão de xícaras, colheres, etc. Ou indique, por exemplo, se é uma colher rasa ou cheia.
10. Ao colocar um "pacote de alguma coisa" especifique a medida da embalagem. Pessoas que moram no exterior vão ter