Planejamento Municipal
HIERARQUIA E CARACTERÍSTICAS DA REDE RODOVIÁRIA DE VITÓRIA E LISBOA
Trabalho apresentado à disciplina optativa de Planejamento Municipal, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a orientação do Professor Dr. André Tomoyuki Abe .
VITÓRIA-ES
2013/02
1. INTRODUÇÃO
Praça do Comércio em Lisboa. Fonte: www.google.com.br
Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milênios. É juntamente com Setúbal, Alcácer do Sal e algumas cidades do Algarve a mais antiga de Portugal e também a segunda mais velha capital da União Europeia, após Atenas, mais antiga por quatro séculos que Roma.
A sua história circula à volta da sua posição estratégica na foz do maior rio da Península Ibérica, o Tejo; do seu porto natural ser o melhor para o reabastecimento dos barcos que fazem o comércio entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo; além da sua proximidade no extremo Sul e Ocidente da Europa, com os novos continentes da África Subsaariana e da América.
Em 1755 Lisboa sofreu um grande baque, com um terremoto devastador. É frequente ler na história de monumentos e igrejas que os mesmos foram reconstruídos ou recuperados depois do terremoto de 1755. Este foi o momento mais negro da história de Lisboa.
Como se tudo isto não bastasse, um fogo terrível deflagrou pela cidade, ardendo durante três dias seguidos e destruindo o pouco que restava de Lisboa. Ao todo, perderam-se 60.000 vidas só em Lisboa e outros tantos milhares morreram noutras áreas. O sismo foi sentido por quase toda a Europa e no noroeste de África.
A reconstrução de Lisboa então tornou-se uma prioridade. Marquês de Pombal agiu delineando as ideias para reconstrução da cidade. Devido à sua determinação e sentido prático, Lisboa ergueu-se rapidamente e melhor do que nunca. A área situada entre a baixa de Lisboa e a Praça do Marquês de Pombal, principalmente da Praça do Rosio