Resumo de planejamento turistico municipal
planejamento turístico é o processo que tem como finalidade ordenar as ações humanas sobre uma localidade turística, bem como direcionar a construção de equipamentos e facilidades, de forma adequada, evitando efeitos negativos nos recursos que possam destruir ou afetar sua atratividade. Sem o planejamento, corre-se o risco de o crescimento desordenado da atividade turística atentar contra a atratividade dos recursos e das localidades, que por sua vez figuram como a matéria prima do turismo.
O planejamento turístico municipal tem seus objetivos próprios: Melhoria dos aspectos econômicos , Aumento da qualidade de vida para a população. Não apenas no destino, sobretudo pensar no entorno e na comunidade; A intervenção a ser realizada diz respeito a mudanças: na base econômica da cidade; utilização do espaço urbano e vida cultural dos residentes. Mudanças podem ser bem ou mal recebidas, e isso vai variar de acordo com a comunidade que as recebe, ou como a comunidade é preparada para recebê-la. Não basta consultar a comunidade local, mas sim incluí-la ao processo convidando-a a participar do planejamento. Oferecer oportunidades de negócio e emprego aos moradores pode ser um dos principais objetivos do turismo em um município, mas preparar esses atores sociais para trabalhar com o turismo deve ser uma ação deste planejamento.
CAPACITAÇÃO: garantir que não seja necessário trazer pessoas de fora da cidade para não causar problemas. Não é apenas a criação de novos postos de trabalho, mas, e sobretudo, o acesso a eles.
IMAGEM DA LOCALIDADE: O processo de criação ou de recriação de imagem torna o município um produto, que competirá com outros produtos no mercado, sendo consumido pelos turistas.
ÁREAS TURÍSTICAS X ÁREAS NÃO TURÍSTICAS: Integrar a sociedade local no uso dos espaços turísticos, para que percebam que as mudanças ocorridas neste aspecto não beneficiam apenas ao grupo de pessoas que