Como delegar poder
Certo dia, no final da tarde, seu sogro o levou ao alto de uma colina, onde puderam conversar sem ser interrompidos, e lhe disse:
- Porque você precisa resolver pessoalmente todos os casos que lhe são trazidos? O que você está fazendo não está certo. Desse jeito você vai ficar cansado, e o povo também. Isso é muito trabalho para você fazer sozinho!
- Poxa, mas é isso que eles esperam de mim! Você já imaginou se eu passar esta tarefa para outras pessoas e algo sair errado? – Retrucou o líder.
- Isso não deve preocupá-lo. Você deve ensinar ao povo como viver. Escolha pessoas capazes e coloque-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Escolha pessoas que mereçam sua confiança e que sejam honestas e integras. Eles ajudarão o povo, e somente os casos mais difíceis serão trazidos à você. Assim será melhor pra você e para o povo.
Muitos de vocês já identificaram esta história. Ela é uma adaptação livre do texto bíblico do livro de Êxodo, capítulo 18, versículos 14 a 23, que fala sobre Moisés e o povo hebreu em sua jornada para chegar até a Terra Prometida. Apesar de sua antiguidade, a Bíblia é certamente um dos livros mais atuais que podemos ler. Vejamos o que Jetro, sogro de Moisés, sugeriu a ele:
Escolha pessoas de sua confiança; Alie confiança e competência; Treine-as, capacite-as; Ensine-lhes as regras e dê-lhes as diretrizes para aplicá-las; Faça-as com que se sintam responsáveis pelos resultados; Informe a todos sobre a existência e responsabilidade dessas pessoas; Delegue conforme as habilidades de cada um.
Delegar é desafiar a equipe é criar um