tabela e grafico principio de stevin
Medimos com o auxılio do dinamômetro tubular de 2N, o peso dos corpos quando os mesmos estiveram ao ar e totalmente imersos na agua, e em seguida determinamos o valor experimental do empuxo. Com o corpo totalmente imerso na agua, medimos o volume do fluido deslocado pelo mesmo. Apos isso, a partir da definição de densidade, determinamos o “peso” da massa do volume de fluido deslocado.
Discussões e Conclusões
Apos a coleta de todos os dados experimentais, damos inıcio a analise qualitativa e quantitativa deste experimento e as considerações finais. Este resultado se deve em grande parte pelo método utilizado na execução do experimento, neste objeto não foi utilizado um fio para fixa-lo ao dinamômetro e parte do dinamômetro, juntamente a uma argola fixada ao cilindro, ficou submerso no fluido - alterando o volume deslocado e, consequentemente, incluindo um erro a mais no calculo. Além disso, consideramos que a aceleração da gravidade e constante em todos os pontos da terra, fato este que não e verdadeiro já que, dependendo do local, a aceleração da gravidade tem pequenas variações.
Em contraponto, obtivemos um resultado qualitativamente aceitável para o calculo do empuxo.
Quantitativamente, obtivemos um resultado satisfatório para a comprovação experimental do empuxo.
Por conseguinte, conseguimos comprovar que este e um método cientıficam eficientes para determinar a densidade de um corpo, os passos utilizados para determinar a densidade são validos para qualquer objeto de material homogêneo de qualquer formato. Também e importante salientar que o princıpio de Arquimedes para o empuxo foi comprovado qualitativamente e quantitativamente dentro do laboratório.