Relatório - Stevin
Compreender o principio de Stevin, para assim poder estudar a pressão monômetrica indicada num ponto situado a uma profundidade “h” de um líquido em equilíbrio.
Introdução Teórica:
Este experimento, consiste em mostrar a pressão atmosferica (P = Patm + u*g*h) exercida em dois pontos de um fluído em equilíbrio, que é colocado dentro do tubo sonda em forma de “U”, no painel manômetrico.
Este fluído será acomodado dentro do tubo sonda, para assim ser coletado 5 medições diferentes, da pressão que é exercida sobre os seus pontos y e y’. Estas medições serão realizadas para poder retirar a diferença entre elas, e assim se encontrar o “∆h”.
Com estas informações coletadas será calculado a pressão manômetrico “Pm” que se obtém pela seguinte formula “Pm = 9,8 * ∆h”. Tendo encontrado todos os dados deste experimento será construido o gráfico de Pm versus ∆h.
Procedimentos e Resultados:
Material Utilizado.
01 Painel Manométrica;
01 Tampão;
01 Escala Submersível;
01 Tripé com sapatas niveladoras;
01 Haste de sustentação;
01 Seringa descartável de 10 ml;
01 Prolongador para seringa;
01 Termômetro;
01 Becker de 250 ml;
01 Pano para limpeza;
01 Barômetro.
Adicionado no manômetro a mistura de água com uma gota de detergente tensoativo para diminuir a tensão superficial e assim podendo ser feita uma melhor leitura das escalas y e y’, preenchendo-o até o nível de 40mm.
No painel 2, foi colocado um tampão para fechar a extremidade superior do tubo, mantendo as duas outras desobstruídas.
Anotado a superfície de y = 40mm e y’ = 40mm. Registrando uma pressão igual a zero, pois a pressão atmosférica estava equilibrada.
Supondo que a superfície y’ suba 5mm, quantos mm deve descer a superfície y? Qual o desnível manômetrico?
R: Irá descer 5 mm, pois foi a mesma medida que subiu em y’, assim apresentando um desnível de 10 mm.
Supondo o tubo do manômetro sendo uniforme em seu interior, qual o desnível ∆h, para uma ascensão de 40 mm