Relatorio Hidr
Natalie Costa
Débora Fagundes
RELATÓRIO
DE
HIDRÁULICA
GOIÂNIA, MARÇO DE 2015 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................ 00
2 OBJETIVOS ................................................................................. 00
3 MATERIAIS E METÓDOS ........................................................ 00
4 RESULTADOS ............................................................................. 00
5 DISCUSSÕES ............................................................................... 00
6 CONCLUSÕES ............................................................................. 00
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................... 00
Introdução
Este relatório visa o estudo do escoamento dos fluidos. Nele, iremos falar sobre vazão, manometria e a Teoria de Stevin, relatando o objetivo, materiais e métodos utilizados para resultados dos mesmos feitos em sala.
Manometria é o estudo dos manômetros, que são dispositivos utilizados na medição de pressão efetiva em função das alturas das colunas liquidas. O primeiro manômetro foi inventado por Varignon, em 1705, este tinha como finalidade a medição da pressão dos gases num espaço fechado.
Teorema de Stevin é a lei fundamental da hidrostática, proposta por Simos Stevin, a qual relaciona a variação das pressões atmosféricas e dos líquidos. Assim, o Teorema de Stevin determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos, sendo descrito pelo enunciado:
“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
Vazão corresponde a taxa de escoamento, ou seja, é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. A vazão pode ser medida em quantidade