Relatório Quimica
Aluno: Tássia M
Curso: Nutrição
PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
INTRODUÇÃO:
Uma solução padrão é quando se determina o volume de uma solução cuja concentração se conhece com exatidão. É necessário para dosar uma solução que contém a substância que se quer determinar a concentração.
Preparo de soluções padrões: quando se dispõe de um reagente com pureza adequada pode-se preparar uma solução de molaridade conhecida pesando um mol, dissolvendo o material em um solvente apropriado (geralmente água) e completando o volume conhecido com solvente.
Essas soluções podem ser classificadas como primárias ou secundárias.
Na 2º aula prática (relatório 02), preparamos 250 ml de uma solução de NAOH (hidróxido de sódio), 0,1M. Na 3º aula prática (relatório 03), vimos que 0,1M não é um padrão primário, não é 100% puro, é bastante contaminado e muito higroscópico (tem tendência a absorver a umidade do ar).
OBJETIVO:
Determinar a concentração exata de uma solução de hidróxido de sódio.
MATERIAL E METODOS:
Colocamos a solução de hidróxido de sódio numa bureta com a ajuda de um funil até 50 ml e deixamos o erlenmeyer em baixo desta bureta. Dentro do erlenmeyer acrescentamos uma substância chamada biftalato de potássio. Em uma balança analítica, pesamos o erlenmeyer vazio (71,6364), acrescentamos mais ou menos 0,5 g de biftalato de potássio, obtendo (72,1711) e depois diluímos o mesmo na água deionizada com a ajuda do bastão de vidro, acrescentamos 03 gotas de fenolftaleína, depois colocamos embaixo da bureta, deixando pingar o hidróxido de sódio até que ficasse rosado.
Material utilizado:
* Becker
* Erlenmeyer
* Bureta
* Piseta
* Funil
* Balança analítica
* Bastão de vidro
* Água deionizada
* Bioftalato de Potássio
* Fenolftaleína
* NaOH (hidróxido de sódio)
Obs1: A fenolftaleína é um indicador de PH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica