Relat Rio NaOH
Solução de NaOH
Objetivos do trabalho:
Preparação de 100 ml de uma solução não-padrão de hidróxido de sódio a 40% em massa, a partir de NaOH em palhetas.
Fundamentos teóricos essenciais:
O hidróxido de sódio é uma substância muito higroscópica e que se carbonata facilmente ao ar (reacção com o CO2 + 2 OH- CO32- + H2O).
A preparação de soluções diluídas de NaOH, isentas de carbonato, faz-se a partir de uma solução concentrada, com cerca de 40-50% em massa e uma densidade de 1.25 g/cm3, na qual o carbonato é insolúvel.
Esta solução concentrada prepara-se dissolvendo uma certa massa de NaOH em igual massa de água fervida e arrefecida ao abrigo do ar. Guarda-se em frascos de polietileno, pois o hidróxido ataca o vidro.
Solução-padrão: é aquela solução cuja concentração é rigorosamente conhecida e mantida durante um intervalo de tempo razoável.
Material:
Balança de precisão;
Frasco de polietileno;
Funil de plástico;
Gobelé de 250 ml;
Cristalizador;
Papel de filtro;
Proveta de plástico de 50 ml;
Vareta de vidro;
Espátula;
Luvas;
Óculos;
Reagentes/Produtos:
Água destilada;
NaOH em palhetas;
Água destilada;
Procedimento:
Em primeiro lugar, organizámos todo o material necessário para a realização da atividade experimental e colocámos tudo no tabuleiro e de seguida na bancada de trabalho.
De seguida, numa balança de precisão, pesámos 50 gramas de NaOH sólido para um gobelé de 250 ml.
Regressámos à bancada de trabalho, e num cristalizador com, aproximadamente 850 ml de água, colocámos o gobelé com os 50 gramas de NaOH e, juntamente, os 50 ml de água destilada. Misturámos muito bem as palhetas de NaOH na água, com a ajuda de uma vareta de vidro, até que estas se dissolvessem totalmente.
Enquanto um elemento do grupo agitava a solução com a vareta, o outro colocou na bancada, juntamente com o restante material, um suporte