Relatório
TURMA: 24
GABRIELLA RESENDE FERREIRA NAVES
JULIA DOS SANTOS ALBARELLO
ANA CAROLINA BARSANULFO MACHADO
RELATÓRIO DE FENÔMENOS FISICOS E QUIMOS E SUAS APLICAÇÕES 5
UBERABA-MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TURMA: 24
GABRIELLA RESENDE FERREIRA NAVES
JULIA DOS SANTOS ALBARELLO
ANA CAROLINA BARSANULFO MACHADO
RELATÓRIO DE FENÔMENOS FISICOS E QUIMOS E SUAS APLICAÇÕES 5
Relatório apresentado à Universidade de Uberaba, como pesquisa referente à prática da disciplina ‘‘Fenômenos Físicos e Químicos V’’ do sexto período do curso de Engenharia Civil, na aula de Segunda-Feira, primeiro horário.
Professor Marcelo Costa Dias.
UBERABA-MG
2014
Lei de Stevin
O Teorema de Stevin, ou Lei de Stevin é um princípio físico que estabelece que pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade d e à profundidade h, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva, e não depende da forma do recipiente:
A pressão hidrostática em um ponto
ou seja,
onde, no SI: corresponde à pressão hidrostática, é a densidade do líquido, é a aceleração da gravidade, é a medida da coluna de líquido acima do ponto — ou seja, a profundidade na qual o líquido se encontra (em metros) —, e corresponde à pressão atmosférica (em pascals).
Simon Stevin foi um físico e matemático de Flanders que concentrou suas pesquisas nos ampos da estática e da hidrostática, no final do século XVI, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.
A lei de Stevin está relacionada às verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, as