Aula1
Experimento 1
A pressão num ponto de um líquido em equilíbrio -
Princípio de Stevin
Como medir a pressão em manômetro de tubo aberto:
A atmosfera e a pressão atmosférica
A Terra se encontra envolvida por uma camada de gases, chamada atmosfera, que exerce sobre toda superfície terrestre uma pressão denominada pressão atmosférica (Patm).
O manômetro conhecido por barômetro
A pressão pode ser medida por um instrumento chamado manômetro e o manômetro especial que mede a pressão atmosférica é denominado de barômetro.
O manômetro de tubo aberto
Nesta atividade, utilizaremos manômetros de tubo de vidro conhecidos por manômetros de tubo aberto.
O manômetro de tubo aberto é basicamente um tubo de vidro em forma de U, com uma porção líquida no seu interior (trecho yy’). O prolongamento de um de seus ramos se encontra no interior do recipiente cuja pressão (P1) se pretende medir enquanto que a outra fica livre e em contato com a camada atmosférica (Patm).
Como ler a pressão manométrica (não absoluta) no manômetro de tubo aberto
No equilíbrio, o valor da pressão manométrica (Pm) que atua na superfície do líquido manométrico, do lado fechado y, é a mesma que atua no ponto P1 no interior do recipiente e dada pela seguinte relação:
µ = massa específica do líquido manométrico (líquido que o manômetro contém). g = aceleração gravitacional no local
Δh = desnível no líquido manométrico (entre y e y’)
Como utilizaremos água (µ = 1,00x10³ kg/m³, CNTP) no interior deste manômetro a pressão manométrica (diferença entre a pressão que atua no ponto a ser medido e a pressão atmosférica) será fornecida pela seguinte relação:
Observe que para cada milímetro de deslocamento Δh entre os pontos y e y’ corresponde uma pressão manométrica de (aproximadamente) 9,81 N/m² (neste manômetro), logo:
Δh = valor numérico do desnível, em milímetros.
Caso queira trabalhar com a pressão absoluta, some algebricamente a pressão atmosférica e a manométrica.