GEST O PARTICIPATIVA
GESTÃO PARTICIPATIVA
ANGELITA, CARLA, JULIENE, MARCOS,
MATHEUS, ROBERTA E PÂMELA
O QUE É PODER HIERÁRQUICO
Poder hierárquico é o de que dispõe o
Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre o servidores do seu quadro de pessoal.
Inexistente no Judiciário e no Legislativo, a hierarquia é privativa da função executiva, sendo elemento típico da organização e ordenação dos serviços administrativos.
FUNÇÕES
Impor ordens e fiscalizar o cumprimento dessas ordens;
- Delegar;
- Chamar para si atribuições;
- Poder/dever de rever os atos dos inferiores.
-
OBJETIVOS
Ordenar;
-
Controlar;
- Coordenar;
- Corrigir.
O QUE É GESTÃO PARTICIPATIVA
Na
administração ouve o surgimento de modelos de produção em larga escala e a necessidade de análise, consultoria e supervisão dos diferentes processos que ocorrem na organização. Um dos modelos de que surgiu foi o de Gestão
Participativa que é um modelo de gestão atual que enfatiza as pessoas que fazem parte da organização.
A gestão participativa como o próprio nome sugere, compreende em que todos os empregados envolvidos participam no processo decisório. Gestão Participativa busca criar estruturas descentralizadas, o empresário precisa promover um estilo de administração dinâmico, democrático e que valoriza as pessoas que fazem parte da empresa. Para que o relacionamento cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças nas relações do trabalho.
O individual e coletivo exige de seus gestores e demais funcionários da empresa tenham uma visão de globalidade, isto é, saber o que sua tarefa significa na totalidade organizacional.
A participação dos funcionários nas decisões da empresa, de maior ou menor escala que seja, vem sendo uma constante em uma série de modelos de gestão.
Com uma divisão mais rígida do trabalho se da lugar a equipes