Como composto o Conselho Local de Sa de
O conselho tem uma mesa diretora composta por um presidente, um secretário geral, o 1º e o 2º secretários. É atribuído ao conselho local acompanhar, orientar, discutir as questões de saúde e do controle social que é uma das maiores atividades do Conselho. Tem a gestão que é coordenada pela gerente do Centro de Saúde que representa os trabalhadores e os usuários do local.
A reunião mudou recentemente de data, sendo agora realizada na 3ª quinta-feira de cada mês às 14h30 na sala de reunião do Centro de Saúde. Na reunião é feita uma dinâmica onde são discutidas as reivindicações dos trabalhadores e dos usuários do CS, assuntos regionais, demanda de moradores e etc. Sempre existe a tentativa de resolução dos problemas dentro do CS, mas quando não é possível, se encaminha através dos representantes para o Conselho Distrital e Municipal, onde acontece uma nova discussão e em seguida é encaminhada uma resposta ao CS.
Atualmente tem sido reivindicada mais uma equipe de saúde bucal no CS Dom Bosco devido a grande demanda e imensa lista de espera. E sempre são passadas informações ao Conselho, como mudança de horários, atendimentos, campanhas de vacinação de cachorros e crianças e etc, para que o Conselho fique atento as atividades realizadas no CS.
Existe inclusive uma nova conquista que partiu do Conselho Distrital e todos os conselhos locais aderiram, que é a distribuição de café e biscoito para as pessoas que retiram sangue. Integrantes do Conselho se ofereceram voluntariamente inclusive para ficarem responsáveis pela distribuição e organização dos lanches, sendo que a verba que vem da Secretaria é somente para a compra dos alimentos.
O conselho é a única forma de organização social do CS. No mais existem trabalhos sociais que são feitos pelas igrejas próximas.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
Sua função é atuar na formação de estratégias da política de saúde, no controle da execução da política de saúde, incluídos seus aspectos econômicos e