Como classificar as pesquisas?
4.1 Como classificar as pesquisas com base em seus objetivos?
A classificação com base em seus objetivos gerais classificam-se em três grandes grupos: exploratória, descritivas e explicativas.
4.1.1 pesquisas exploratórias
Têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito e constituir hipóteses. O objetivo principal é aprimorar ideias ou descobertas de intuições.
4.1.2 pesquisas descritivas
Têm como objetivo primordial descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizada de coleta de dados, tais com questionários e a observação sistemática.
4.1.3 pesquisas explicativas
Tem como objetivo identificar os fatores que determinam para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
4.2 como classificar as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados?
A classificação das pesquisas utilizando as descritivas e explicativas são mito uteis para estabelecimento de seu marco teórico; mas para analisar os fatos do ponto de vista empírico, para confrontar a visão teórica com dados da realidade, torna-se necessário traçar um modelo conceitual e operativo da pesquisa. Portanto desses três termos, o mais adequado é o delineamento, já que bem expressa às ideias de modelo, sinopse e plano.
4.3 Que é pesquisa Bibliográfica?
Desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.
As fontes biográficas são em grande numero e podem ser assim classificadas:
● Livros: de leitura corrente (obras literárias, obras de divulgação) ou referencia [informativa (dicionários,