como classificar as pesquisas
Gil Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas . IN:. Projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo, Atlas, 1996.
Antonio Carlos Gil é bacharel em Ciências Políticas e licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia. É mestre e doutor em Ciências pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Desenvolveu pesquisas sócio-ecomonico na Secretaria do Trabalho e Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é professor de Metodologia e Técnicas de Pesquisa Social no Instituto Municipal do Ensino Superior e das Faculdades Metropolitanas Unidas.
Gil classifica as pesquisas em três grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. A pesquisa exploratória tem o objetivo de aprimorar as idéias ou descobrir intuições. Já as pesquisas descritivas "descreve", uma população ou um fenômeno com a finalidade de levantar opiniões e atitudes sobre o mesmo. E as explicativas se preocupam em desvendar o que leva a ocorrer esses fenômenos. Para cada pesquisa há um procedimento técnico que utiliza para mostrar o plano da pesquisa e uma forma utilizada é o delineamento , o qual, interpreta a coleta de dados e desenvolverá a pesquisa. Este delineamento expressa as idéias de modelo, sinopse e plano.
O autor também fala da pesquisa bibliográfica que é feita através de livros e artigos científicos. A pesquisa documental pode ser reelaborada, pois ela ainda não recebeu um tratamento analítico. Ela é encontrada em arquivos de órgãos públicos, instituições privadas, etc... Existe as fontes bilbiograficas que são divididas em: livros de leitura corrente, que objetiva proporciona conhecimentos cientificos ou técnicas; livros de referência, são aqueles que possibilitam a rápida obtenção de conhecimentos podendo ser: livros de referências remissiva ( remetem outras fontes) e os livros de referência informativa (dicionários, enciclopédias) e também as publicações periódicas (jornais e revistas). Uma vantagem da pesquisa bilbiográfica é que o