Resumo pinoquio as avessas
Neste livro, Rubem Alves usa os famosos personagens de Maurício de Souza e o conto de fadas “Pinóquio” para tratar de um assunto atual que ocorre com nossas crianças, a não valorização de seu conhecimento prévio e lúdico nos primeiros anos de vida, quando a criança tem um imenso mundo de dúvidas.
Como todas as crianças, Felipe tinha varias dúvidas sobre aquele mundo que ele conheceria, passariam ter todas suas perguntas respondidas pelo professor, e se satisfazer de tanta sabedoria.
E como a maioria dos pais, vê a escola como a educação necessária para os filhos ter um futuro brilhante, com essa ideia colocam algumas ideias na cabeça de seus filhos, como os pais de Felipe. O objetivo não era aprender, e sim ter o diploma. Para isso ter notas boas, e obedecer aos professores. Em ouvir tantas coisas boas, Felipe ficava ansioso com a ideia de ir à escola. Ao conhecer aquele mundo cheio de conhecimentos, aos poucos Felipe vai conhecendo e vendo a verdadeira realidade, que era um pouco diferente daquela que os pais falavam tanto.
Entre as diversas curiosidades, Felipe tinha uma paixão enorme por pássaros, e sonhava em ser cuidador de pássaros. Tinha na cabeça varias perguntas, curiosidades aonde esperava ter todas as respostas vindo da professor, por surpresa e decepção, sempre que havia uma pergunta, havia uma desculpa para não responder a aquelas perguntas, ou porque aquelas perguntas não estava no “programa escolar”.
Por tantas perguntas, tantos sonhos decidem levar o menino ao psicólogo, é diagnosticado como falta de atenção. Os pais ouvindo isso ficam muito triste e voltam a conversa com o filho. Felipe ao ver os pais tão desapontados começa a perceber o que tem que fazer. Começa a estudar e pensar no seu futuro.
Felipe cresce, tira boas notas, tem um futuro brilhante. Pois, não é feliz com aquilo que faz. Mesmo com aquela dificuldade ele não deixa de acreditar que pode ser feliz e fazer aquilo que gosta.
REFLEXÃO DAS