Resumo Pinóquio as avessas
Segundo Skinner é possível modelar o indivíduo condicionando seus comportamentos. Para tanto é necessário utilizar estímulos e reforços adequados. Todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Pensando assim justifica-se a ideia criticada no texto sobre o sistema utilizado por professores que tomam para si o poder absoluto sobre conteúdos e resultados que pretendem alcançar com seus alunos, estabelecendo assim o sistema de ofertas de estímulos e recompensas adequados aos avanços alcançados por eles em busca de um resultado pré-estabelecido pelo docente.
Percebemos a abordagem comportamentalista também nas questões abordadas pelos pais de Felipe;
“ O pai explicou:
_ É assim: você entra para escola primeiro. Lá vão lhe ensinar muitas coisas. Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o segundo ano. "
“Muitos querem entrar nas Universidades. Mas elas não têm ligar para todos. Você terá de tirar as melhores notas".
O que podemos perceber através do diálogo entre Felipe e o pai é que a visão dos pais e da sociedade traz muito da metodologia comportamentalista criada por Skinner O comportamentalismo está presente em nossas casas e escolas, sendo utilizados por pais e mães, educadores sem mesmo terem um conhecimento formal e aprofundado. No caso de Felipe o pai utiliza a necessidade de tirar notas como estímulo para aprendizagem e a recompensa vem como a oportunidade de fazer uma universidade e assim torne-se "alguém", ou seja, uma pessoa que possua um vasto saber enciclopédico e que corresponda às demandas de trabalho, se ajustando bem aos ambientes.