Patologia Benigna da Mama
Introdução___________________________________________________________________2
Patologia Benigna da Mama – Não Neoplásica______________________________________4 Anormalidades de Desenvolvimento_______________________________________4 Doenças Inflamatórias__________________________________________________10 Patologias Relacionadas com a Lactação___________________________________14
Patologia Benigna da Mama – Neoplásica_________________________________________15 Alterações Fibroquísticas e Lesões Associadas_______________________________15 Lesões Fibro-epiteliais e Lesões Associadas_________________________________17 Lesões Esclerosantes___________________________________________________21 Papilomas Ductais e Lesões Relacionadas__________________________________23 Doença Proliferativa da Mama/Hiperplasia Epitelial__________________________24 Tratamentos__________________________________________________________26
Conclusão___________________________________________________________________28
Bibliografia__________________________________________________________________29
Introdução
O objectivo principal deste trabalho é dar a conhecer as doenças benignas da glândula mamária e alguns tratamentos. Para isso é necessário conhecer a anatomia desta estrutura.
A mama é um órgão muito particular do ponto de vista anatómico, já que a sua estrutura, localização e forma estão adaptadas para a sua especial missão: a elaboração de leite para alimentar o recém-nascido.
As mamas são estruturas constituídas por tecido glandular (produção de leite) rodeado de gordura e tecido de fibroso (sustentação). As unidades básicas de tecido glandular são os alvéolos, cujas células produzem o leite e que se agrupam em 8 a 20 lóbulos. Os alvéolos são rodeados por tecido mioepitelial (pequenos músculos) que ao contraírem-se ejectam o leite nos ductos que o transportam até ao mamilo.
A pele que cobre a mama modifica-se no centro para