projeto integrador de radiologia 5 periodo
Tema: Câncer de mama
OBJETIVO GERAL
O projeto estudado tem como objetivo estudar o câncer de mama.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar o tema estudado, iniciando com uma síntese da anatomia, fisiologia da mama para compreender as estruturas afetadas, a origem do câncer, a prevenção, o tratamento e a importância do apoio das famílias para com as mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
2. METODOLOGIA
2.1 ANATOMIA DA MAMA
A mama é uma glândula sudorípara modificada, situada nos tecidos superficiais da parede torácica anterior. A superfície da mama é dominada pelo mamilo e pela aréola circundante. Algumas mulheres têm tecido mamário ectópico e outras têm mamilos acessórios (supranumerários). O tecido mamário ectópico e os mamilos acessórios localizam-se geralmente ao longo da “linha mamária do leite”, que se estende da axila para baixo em linha obliqua até a sínfise pubiana. Sonograficamente, a mama é dividida em três camadas, localizada entre a pele e a parede torácica. Essas camadas incluem a camada subcutânea, a camada mamaria e a camada retromamária.
As camadas subcutâneas e retromamária são geralmente bastantes delgadas e constituídas de tecido adiposo circundado por septos de tecido conjuntivo. As múltiplas interfaces teciduais entre ductos, glândulas e ligamentos de sustentação da mama, fazem com que esses tecidos sejam muito ecogênicos. O volume e a ecogenicidade da camada mamária dependem muito do padrão hereditário geral do tecido mamário da paciente, assim como do estado funcional da mama (isto é, puberal, amamentando, pós-menopausa).
A camada mamária inclui a parte funcional da mama e os tecidos do estroma circundante. Há 15 ou 20 lobos que contêm as glândulas produtoras de leite e o sistema ductal que leva o leite até o mamilo. Os elementos do estroma da mama estão localizados tanto entre os lobos como no interior destes e consistem em tecido conjuntivo na mama, que forma um “esqueleto” fibroso, esses septos de tecido